A geografia das marcas: Top of Mind 2017 (Parte I)

Ao longo deste ensaio, desfilarão muitas marcas que mostram quem é que ocupa a lembrança dos gaúchos nas cidades do interior. É provável que você nunca tenha ouvido falar de algumas, mas, dependendo da região, saiba que elas têm um recall surpreendente na população local, deixando muita grife famosa com inveja de sua popularidade. Os resultados provam: para ser lembrada espontaneamente pelo consumidor e, principalmente, ficar na frente das concorrentes, é fundamental que uma determinada marca tenha proximidade. Participando do dia a dia das pessoas, as grifes ganham vida e criam elos com o consumidor. Então, naturalmente, são lembradas no Top of Mind empresas regionais cuja trajetória muitas vezes se confunde com a própria história da cidade, gerando empregos e ajudando a desenvolver a economia local. Como a viagem é longa através do estudo – a distribuição amostral da pesquisa Top of Mind – Rio Grande do Sul abrange 34 cidades, sete mesorregiões e 1,2 mil entrevistas pessoais –, sugiro ao leitor embarcar de mala e cuia nesta viagem pela mente do consumidor do interior do Estado. E, ao final, estudar sua estratégia regional.

Vai um mate, vivente?

Se a resposta for sim, saiba que a marca do mate amigo vai depender da região em que você estiver. Isto porque nenhuma outra categoria do Top é tão característica dos gaúchos e tão variada em liderança de marcas como a Erva-Mate. Nas sete mesorregiões do Estado, temos incríveis sete marcas líderes distintas. No total, foram citadas 98. Na Região Metropolitana, a Barão lidera seguida de perto pela Vier e pela Madrugada. Na fronteira, vence a Ponche Verde; em Pelotas, a Pantanal; na região de Passo Fundo, a Seiva Pura; em Santa Maria, a Rei Verde é quem reina; já a região de Santa Cruz do Sul foi conquistada pela Ximango e pela Valério.

Quase uma centena de marcas foram citadas na categoria Erva-Mate.
Regionalmente, sete produtos povoam a mente do consumidor de cada localidade.

Informações estratégicas

A geografia das marcas gaúchas é apenas uma das possibilidades de análise que a pesquisa Top of Mind permite quando se debruça sobre os resultados apresentados pelas diversas segmentações. Estatísticas de diferentes cidades, faixas etárias, renda e gêneros dos entrevistados fornecem informações preciosas para os departamentos de marketing. Com esses dados, as empresas conseguem traçar estratégias para conquistar mercados – por mais diferentes que sejam. Afinal, quem não quer ser a primeira marca lembrada pelos consumidores em qualquer pedaço do Rio Grande do Sul?

Possui interesse em obter o relatório completo do Top of Mind 2017? Entre em contato conosco:

Email: comercial@segmentopesquisas.com.br

Telefone: (51) 3330.3433