A geografia das marcas: Top of Mind 2017 (Parte II)

Lembrança dos pés à cabeça

A categoria Loja de Calçados também se caracteriza pela diversidade de marcas locais que disputam a primeira colocação em seus quintais. A luta no Noroeste é travada entre a Vencal (25%) e a Pittol (21,8%). Somados os índices, ambas conquistam praticamente a metade da lembrança daquela região. Mas é no entorno do município de Santa Maria que a loja de calçados Eny dá mostras do seu poderio. Ali, a grife possui invejáveis 61,3% da lembrança, ou seja, seis em cada dez entrevistados recordaram da marca em primeiro lugar. Na região de Uruguaiana, a Sapatolândia pode dizer que aquela é a sua terra, pois é citada por 28,4%, praticamente o dobro do índice alcançado pelas concorrentes. Já em Pelotas, a Hercílio lidera com 32%, seguida de perto pela Gaston (28,2%).

Já na Região Metropolitana...

E o que falar daquelas marcas que lideram praticamente em todas as regiões do interior, mas não possuem tamanha visibilidade na Região Metropolitana de Porto Alegre? A Farmácias São João é um fenômeno de empresa nascida no interior que conquistou o primeiro lugar em todas as mesorregiões do Estado. Este é o terceiro ano consecutivo em que a rede se mantém na liderança do Top of Mind, graças aos resultados obtidos no interior, onde conquista quase a metade da memória dos gaúchos (45,4%). A estratégia de proximidade com o consumidor fez com que a marca fosse crescendo anualmente seu recall desde a entrada do novo milênio até se tornar líder nos resultados gerais em 2015, interrompendo a invencibilidade de 24 anos da Panvel. No entanto, na Região Metropolitana, a Panvel, do grupo Dimed, tem grande alcance – especialmente na capital: o seu índice alcança notáveis 52,8% das menções dos porto-alegrenses. A desafiante São João possui apenas 9,9% de lembrança dos porto-alegrenses. Semelhante à categoria Rede de Farmácias, a rede de lojas de material de construção Tumelero vence nos resultados gerais, mas dá lugar a outros líderes quando a análise se baseia nas verticais regionais. Na Região Metropolitana, reside a força da Tumelero, enquanto no interior quem vence é a Quero-Quero. Além disso, o segmento se caracteriza por uma briga acirrada com grifes locais que têm muita força em regiões específicas, como a Lorenzetti, que domina na região de Pelotas, e a Becker, que se destaca na mente dos consumidores que moram no noroeste do Estado.

loja_construção.png

Informações estratégicas

A geografia das marcas gaúchas é apenas uma das possibilidades de análise que a pesquisa Top of Mind permite quando se debruça sobre os resultados apresentados pelas diversas segmentações. Estatísticas de diferentes cidades, faixas etárias, renda e gêneros dos entrevistados fornecem informações preciosas para os departamentos de marketing. Com esses dados, as empresas conseguem traçar estratégias para conquistar mercados – por mais diferentes que sejam. Afinal, quem não quer ser a primeira marca lembrada pelos consumidores em qualquer pedaço do Rio Grande do Sul?

Possui interesse em obter o relatório completo do Top of Mind 2017? Entre em contato conosco.


A SEGMENTO PESQUISAS

Mais de 30 anos de mercado e 3.000 estudos de pesquisa de consumidor realizadas, a Segmento Pesquisas é especialista em pesquisa de mercado e inteligência competitiva.

Métodos avançados de coleta e análise, ciência de dados, comportamento e tecnologia para entregar informações estratégicas que conectam as marcas às expectativas dos consumidores, potencializando resultados.

E-mail: segmento@segmentopesquisas.com.br

Telefone: (51) 3330.3433