A geografia das marcas: Top of Mind 2017 (Parte III)

As grandes empresas do RS

Outra categoria que apresenta um rodízio na liderança, de acordo com a região do Estado onde foi aplicada a pesquisa, é a categoria mais nobre e almejada do Top of Mind: a Grande Empresa /Marca do Rio Grande do Sul. No total, um impressionante número de 283 nomes foram citados, sendo um dos itens com maior fragmentação de marcas na edição deste ano do Top. A Gerdau fatura os resultados gerais há nada menos que 13 anos consecutivos. Porém, seus domínios estão em Porto Alegre. Na Grande Porto Alegre, dá GM em primeiro lugar. Em Pelotas, a Josapar vence; em Santa Cruz, Souza Cruz; em Santa Maria, Planalto; em Caxias, Randon e Marcopolo dividem o pódio. Na fronteira, o supermercado Rispoli e, logo após, Marfrig.

 

O mapa das marcas gaúchas

É hora de passear pelos diferentes biomas das grifes de produtos e serviços do Rio Grande do Sul para conhecer as singularidades das regiões específicas do Estado. Iniciemos pela serra. As marcas locais, a maior parte delas relacionadas com a cadeia da gastronomia, têm forte apelo no nível de lembrança dos serranos, na sua maioria descendentes de italianos e alemães. Na categoria Queijo, por exemplo, a Santa Clara domina a lembrança em praticamente todas as mesorregiões, mas é na sua região de origem que a marca abocanha mais da metade das menções dos entrevistados do Top of Mind (52,5%). Também é ali que a Santa Clara consegue quebrar a liderança da Elegê no segmento Leite – que só não vence na serra e na região de Santa Maria, onde a Dália predomina, por exemplo. No embate das marcas serranas, a categoria Café é uma das mais interessantes (veja mais detalhes nos gráficos abaixo). Nos resultados gerais, quem vence é a gigante Melitta, principalmente em virtude de seu bom desempenho na Região Metropolitana. Porém, na serra gaúcha, quem domina isolada é a Bom Jesus, com mais da metade da lembrança dos serranos – e fartos 58,3% no Top of Mind local. A marca, que atualmente faz parte do grupo Melitta, lidera apenas nessa região do Estado.

Informações estratégicas

A geografia das marcas gaúchas é apenas uma das possibilidades de análise que a pesquisa Top of Mind permite quando se debruça sobre os resultados apresentados pelas diversas segmentações. Estatísticas de diferentes cidades, faixas etárias, renda e gêneros dos entrevistados fornecem informações preciosas para os departamentos de marketing. Com esses dados, as empresas conseguem traçar estratégias para conquistar mercados – por mais diferentes que sejam. Afinal, quem não quer ser a primeira marca lembrada pelos consumidores em qualquer pedaço do Rio Grande do Sul?

Possui interesse em obter o relatório completo do Top of Mind 2017? Entre em contato conosco.


A SEGMENTO PESQUISAS

Mais de 30 anos de mercado e 3.000 estudos de pesquisa de consumidor realizadas, a Segmento Pesquisas é especialista em pesquisa de mercado e inteligência competitiva.

Métodos avançados de coleta e análise, ciência de dados, comportamento e tecnologia para entregar informações estratégicas que conectam as marcas às expectativas dos consumidores, potencializando resultados.

E-mail: segmento@segmentopesquisas.com.br

Telefone: (51) 3330.3433