A geografia das marcas: Top of Mind 2017 (Parte IV)

Qual é o teu biscoito?

Quando pensam em biscoitos, há 27 anos os consumidores gaúchos apontam a marca Isabela  em primeiro lugar, premiando-a com uma das maiores hegemonias na história do Top of Mind – Rio Grande do Sul. Exceto na região de Pelotas. Lá quem vence disparado é a Zezé que, neste ano, abocanhou notáveis 79,6% da lembrança local. Fato isolado? Não! O Top of Mind revela que a população da região Sudeste tem um apreço muito forte pelas grifes  locais. Em alguns casos, é apaixonada por elas, como demonstra a torcida Xavante, do Brasil de Pelotas, o único clube que consegue fazer frente à dupla Grenal na lembrança geral na categoria Time de Futebol. Em qualquer outra região do Estado, Grêmio e Internacional polarizam a disputa, exceto no Sudeste, onde o Brasil de Pelotas trava uma bonita peleia com a dupla, ficando em terceiro lugar ao angariar 22,3% de lembrança, contra 27,2% do Colorado e 36,9% do Tricolor. Além de Zezé e do Xavante, na região também se destacam marcas como a Lorenzetti, loja de material de construção lembrada por 38,8% dos entrevistados. O arroz Tordilho, que está na ponta da língua de 46,6% dos pesquisados, divide as citações locais com  o Tio João, que também é de lá, mas possui um número de menções transrregionais que a faz  ser a marca Top of Mind entre os gaúchos há 19 anos. A cooperativa Danby, mesmo em dificuldades financeiras, é a única grife capaz de vencer a Santa Clara na categoria Queijo em uma das sete mesorregiões do Estado, com um índice de 56,3%. Já no item Leite, a Danby totalizou 22,3% de lembrança, caindo bastante em relação aos anos anteriores, quando predominava absoluta.

Nas vitrines da fronteira

Na fronteira do Estado, o principal destaque vai para a Obino, que na região lidera a categoria Loja de Eletrodomésticos, sendo apontada por nada menos que 29,6% dos consumidores. Outras grifes populares na região são o Supermercado Rispoli e o frigorífico Marfrig, que encabeçam as duas primeiras posições no ranking da fronteira na categoria Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul. Já no Noroeste, há predominância do chá Prenda,com 34,3% das lembranças na região. No cômputo geral do Estado, a Prenda se coloca em segundo lugar (11,4%) como marca de Chá, segmento introduzido pela primeira vez no Top of Mind do Rio Grande do Sul. Em Lojas de Eletrodomésticos, a líder histórica Lojas Colombo, assim como Magazine Luiza e Ponto Frio, praticamente monopolizam a lembrança na Região Metropolitana, especialmente em Porto Alegre, onde seus índices somados chegam a três quartos do total (78,2%). Porém, especialmente na região Noroeste, a presença de fortes players, como a Deltasul, a Quero-Quero e a Becker, torna a guerra muito mais acirrada (veja detalhes no gráfico abaixo).

UFSM, um fenômeno regional

A Universidade Federal de Santa Maria (foto) atinge impressionantes 100% de lembrança na região em sua categoria. Já em Universidade Privada, o domínio não é absoluto, mas a Unifra desponta ao conquistar quase metade do índice (45,2%). Outra grife muito forte dos santa-marienses é a Loja de Calçados Eny (61,3%). Em Massa (veja gráfico ao lado, abaixo), mais da metade aponta a Corrieri, o que a deixa em primeiro lugar na região, com 62,9%. O Pão Mallet também conquista uma boa fatia de mercado, com 37,1% das citações, desbancando grifes nacionais como a Seven Boys e a Nutrella. Desde 2015, a Água da Pedra assumiu a liderança do Top ao quebrar um duelo histórico entre a Sarandi e a Fonte Ijuí. A marca também venceu neste ano, com 27,8% no geral, apenas 1,5 ponto percentual à frente da Sarandi. Mas é na região Centro-Oriental, onde está localizada a sede da Sarandi (na cidade de Barra Funda), que a marca possui mais da metade da lembrança da população: 54,1% contra apenas 15,3% da Ijuí, a segunda colocada. Na região, a Univates fatura a liderança em Universidade Privada (32,9%).

Informações estratégicas

A geografia das marcas gaúchas é apenas uma das possibilidades de análise que a pesquisa Top of Mind permite quando se debruça sobre os resultados apresentados pelas diversas segmentações. Estatísticas de diferentes cidades, faixas etárias, renda e gêneros dos entrevistados fornecem informações preciosas para os departamentos de marketing. Com esses dados, as empresas conseguem traçar estratégias para conquistar mercados – por mais diferentes que sejam. Afinal, quem não quer ser a primeira marca lembrada pelos consumidores em qualquer pedaço do Rio Grande do Sul?

Possui interesse em obter o relatório completo do Top of Mind 2017?

Entre em contato conosco.


A SEGMENTO PESQUISAS

Mais de 30 anos de mercado e 3.000 estudos de pesquisa de consumidor realizadas, a Segmento Pesquisas é especialista em pesquisa de mercado e inteligência competitiva.

Métodos avançados de coleta e análise, ciência de dados, comportamento e tecnologia para entregar informações estratégicas que conectam as marcas às expectativas dos consumidores, potencializando resultados.

E-mail: segmento@segmentopesquisas.com.br

Telefone: (51) 3330.3433