Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

São dois tipos distintos de pesquisas, que podem muitas vezes se complementarem. A diferença está na abordagem de cada um dos métodos, no objetivo, na amostra e em alguns outros aspectos.


Segmento Pesquisas - Pesquisas de Marketing - Pesquisa de Mercado - Qualitativa e Quantitativa - Rio Grande do Sul - Pesquisa Mercado Porto Alegre - Segmento Pesquisas.png

Pesquisa Qualitativa

Na pesquisa qualitativa o foco é entender o comportamento do consumidor, ao invés de simplesmente medir.

Por isso, esse método de pesquisa não apresenta resultados em números exatos, e a coleta de dados pode ser feita de maneiras variadas, como por exemplo por meio de grupos de discussão (grupo focal), entrevistas qualitativas individuais em profundidade e observação de comportamentos.

A amostra é geralmente pequena, e os respondentes são selecionados para suprir uma cota específica.

Ela ajuda a:

  • Entender as motivações de um grupo;

  • Compreender e interpretar comportamentos e tendências;

  • Identificar hipóteses para um problema;

  • Descobrir opiniões e expectativas de indivíduos.

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa usa questionários estruturados com a maioria das perguntas fechadas, em que os respondentes selecionam entre uma lista de possíveis opções. Existem vários tipos de pergunta que podem ser usados, os mais comuns são:

  • Múltipla escolha

  • Ranking

  • Matriz

  • Aberta

Quando usar Pesquisa Qualitativa e Quantitativa?

Na pesquisa qualitativa consegue-se extrair dados mais subjetivos, com perguntas abertas, permitindo conhecer mais sobre o indivíduo. Ela funciona melhor em pequenas amostragens, e muitas vezes abre novas opções e ideias, que não se conseguiria com uma pesquisa quantitativa, pela sua natureza fechada.

Por outro lado, na pesquisa quantitativa permite que grandes quantidades de dados, extraídos de um grande número de pessoas, sejam coletadas e analisadas. Então ela é uma boa opção quando se deve trabalhar com grandes escalas.


A SEGMENTO PESQUISAS

Mais de 30 anos de mercado e 3.000 estudos de pesquisa de consumidor realizadas, a Segmento Pesquisas é especialista em pesquisa de mercado e inteligência competitiva.

Métodos avançados de coleta e análise, ciência de dados, comportamento e tecnologia para entregar informações estratégicas que conectam as marcas às expectativas dos consumidores, potencializando resultados.

E-mail: segmento@segmentopesquisas.com.br

Telefone: (51) 3330.3433