Amor à camiseta: a presença digital dos times de futebol no facebook

O Facebook possui um grande número de usuários voltados para o mundo do Futebol. Através de suas páginas, os times dividem com seus torcedores as novidades do clube, o que ocorre dentro do vestiário e nos treinos, as decisões da diretoria, e informações de entretenimento, como fotos e vídeos relacionados ao time, permitindo a interação direta do torcedor com o seu clube e com outros torcedores. 

Provavelmente você segue a fan page oficial do seu time de futebol do coração, mas você sabe qual é a popularidade dele diante dos adversários em relação ao número de seguidores e interações com as postagens? 

Pensando nisso, nós aqui da Segmento, decidimos observar a presença digital de 17 clubes brasileiros de futebol. Em 12 meses de atividade, as páginas desses times brasileiros de futebol alcançaram juntos mais de 295 milhões de interações.

 Número de postagens na fanpage de cada clube. Cada quadrado se refere a uma postagem. Quanto maior o quadrado, mais postagens a página teve ao longo do ano.

Número de postagens na fanpage de cada clube. Cada quadrado se refere a uma postagem. Quanto maior o quadrado, mais postagens a página teve ao longo do ano.

Com uma média de 241 postagens por mês em cada página e cerca de 6.017 interações por postagem, os clubes possuem um ótimo engajamento com os seus fãs e uma grande atuação nas mídias sociais. Através dessas milhares de postagens, conseguimos traçar a trajetória de cada time ao longo do tempo, bem como identificar grandes eventos relacionados ao time e ao universo do futebol brasileiro.

Veja os destaques de alguns times em diferentes datas no facebook

O número de interações se refere ao total de interações em todas as postagens realizadas na data pela página. O post evidencia o evento em destaque na data das postagens. Clique sobre as imagens para acessar as postagens.

O futebol é um esporte que gera muita emoção em seus torcedores em todo o mundo. Entre alegrias e tristezas, buscamos quais eram os posts mais amados nas postagens dos clubes brasileiros de futebol. Identificamos que esses posts estão relacionados com eventos de grandes emoções, como grandes vitórias dos times, vídeos de final de campeonato e vídeos relacionados com o acidente trágico da Chapecoense. No total, foram mais de 14.3 milhões de amei nos posts. Parece que o brasileiro ama futebol, não é mesmo? 

Enquanto isso, nas demais emoções identificamos 2.9 milhões tristezas, 1.7 milhões de indignados, 2 milhões de risadas e 977 mil surpresas. A curtida, que é a reação imediata dos usuários, totalizou +240 milhões de cliques. Parece que a rivalidade dos times não fica só no gramado, a disputa também é digital. Confira a classificação da presença digital de cada um dos times avaliados no facebook e veja a colocação do seu time do coração:

E aí, curtiu nosso report sobre a presença digital dos clubes brasileiros de futebol no facebook? Todas essas informações foram adquiridas através da nossa nova ferramenta, o Segmento Digital, onde realizamos o monitoramento completo de qualquer página do facebook.

Te interessou? Fale com a gente e conheça nossas estratégias e métricas para avaliar a sua página e a da concorrência no facebook.

Nome *
Nome
(DDD) + Número de telefone