Expoagas 2018 - Segmento Pesquisas

 Expoagas 2018 - Imagem :  Dani Villar

Expoagas 2018 - Imagem : Dani Villar

A Segmento Pesquisas esteve presente na Expoagas 2018, a maior feira do segmento supermercadista do Cone Sul, realizando um estudo dos dois primeiros dias da Expoagas junto com os 102 expositores, o volume de negócios concretizados até o final do evento vai atingir os R$ 508,5 milhões, um crescimento de 5,5% em relação à edição passada do encontro.

Nos dois primeiros dias do encontro, a Segmento Pesquisas ouviu 102 empresas, sendo 71% da indústria, 15% de serviços e 14% do comércio. Segundo a pesquisa, 70% das vendas concretizadas na Expoagas 2018 serão transacionadas junto a varejistas gaúchos, 29% a compradores de outros estados brasileiros e 1% a participantes de outros países.

Estiveram no evento representantes dos 27 estados brasileiros e de outros 11 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, México, Venezuela, Estados Unidos, Itália e Uganda, este último estreante na Expoagas, com uma comitiva de 20 empresários).

Varejistas são 83% dos visitantes – Cada vez mais multissetorial, a Expoagas 2018 teve, entre seus visitantes, um número de profissionais majoritariamente ligados ao varejo (83%), mostrando o caráter comercial da mostra. “Mais uma vez, a gratuidade nas pré-inscrições para o evento contemplaram não apenas supermercados, mas também membros de padarias, açougues, atacados, hotéis, bares, restaurantes, farmácias, salões de beleza, lojas de 1,99, petshops e outros setores, ampliando este grande palco de negócios”, explica Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados.

Entre os varejistas, a participação por segmentos reflete a amplitude de setores:

Visitantes varejistas

Supermercados 71%
Atacados 8,7%
Padarias 5,1%
Restaurantes 3%
Lojas de conveniência 1,2%
Açougues 1,1%
Bares 0,5%
Hotéis 0,3%
Lojas de 1,99 0,2%
Farmácias 0,1%
Hospitais 0,1%
Outros 7,3%


Neste ano, o levantamento da Segmento Pesquisas consolidou, através de questão de múltipla escolha, os principais objetivos de participação na feira: o primeiro deles se manteve sendo estreitar o relacionamento com o supermercadista (69%) e fazer novos clientes (60%), seguidos por aumentar os negócios (58%), expor seus produtos (55%) e fixar sua marca no mercado (51%).

A pesquisa mostra que 65% dos expositores realizaram negócios com visitantes de outros segmentos, que não supermercados, nos dois primeiros dias do evento.

Segundo o estudo, 89% dos expositores entrevistados pretendem voltar à Expoagas em 2019. As expositoras ouvidas apontaram que, em média, as vendas na feira representarão 17,2% do total do faturamento de agosto. Assim como em 2017, 77% dos expositores ampliaram a carta de clientes durante a feira e 99% atribuíram à Expoagas 2018 a classificação de muito importante ou importante para o desenvolvimento dos negócios da sua companhia.

O levantamento da Segmento Pesquisas também abordou questões relacionadas à economia e ao momento político do País. O estudo mostra que 82% dos respondentes pretendem investir em contratações de novos funcionários em 2018, e que 47% acreditam na retomada da economia ainda neste ano. Para 75% dos entrevistados, os escândalos políticos afetam, de alguma forma, o seu negócio. “É o momento das empresas fazerem o seu dever de casa e reduzirem suas despesas, mas sem prejudicarem seus serviços. O controle de perdas, a diminuição de quebras operacionais e o aumento da produtividade é o segredo dos supermercados de sucesso atualmente”, sintetiza Longo.


Convenção – Além da feira de negócios, a 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados foi marcada por uma extensa programação, que contemplou gestores e colaboradores dos mais diferentes setores do varejo e da indústria e teve nomes como Marcos Troyjo, Ricardo Boechat, Drauzio Varella e Miguel Falabella, além do AGAS Jovem e AGAS Mulher. A programação técnica contou ainda com painéis temáticos, visitas técnicas e oficinas práticas durante os três dias de Expoagas 2018.

A Expoagas 2019, que terá o tema “Estrelando os Bons Negócios”, ocorrerá de 20 a 22 de agosto do ano que vem no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.


Imprensa AGAS:
Francisco Brust
Assessor de Imprensa
(51) 2118 5206 | (51) 9 9902.8785
imprensa@agas.com.br
www.twitter.com/ImprensaAGAS

Joaquim Oresko
Jornalista e Assistente de Comunicação
(51) 2118 5225 | (51) 9 9557.1496
joaquim@agas.com.br
http://www.facebook.com/portalAGAS

Assessoria de Imprensa de Apoio
Enfato Multicomunicação - (51) 30.261.261
Gabriel Campos – gabriel@enfato.com.br – 55 (51) 9168.9411 – Coordenação
Mariana Turkenicz – mariana@enfato.com.br – 55 (51) 8121.7062 – Direção