Hamburguerias: muito além do sanduíche

Depois da febre do temaki, das paletas mexicanas e do brigadeiro gourmet, as hamburguerias vem crescendo e se expandindo não só em Porto Alegre, mas em vários lugares do país. Inspirada em estabelecimentos focados em um só produto, o segmento cresceu cerca de 575%  em São Paulo, na última década, segundo levantamento da consultoria Instituto Gastronomia. Se reinventar e nunca se acomodar parece ser a fórmula do sucesso das hamburguerias: com ingredientes rebuscados e toques artesanais, os restaurantes focam na qualidade e no atendimento diferenciado. No entanto, a concorrência é alta e evidencia a necessidade dos empreendimentos irem por outros caminhos e se destacarem no meio. As redes sociais têm se destacado com uma grande tendência para aumentar o relacionamento das marcas com os consumidores e, consequentemente, as suas vendas.

 1. Infográfico da análise da presença das hamburguerias no facebook

1. Infográfico da análise da presença das hamburguerias no facebook

O Facebook e o Instagram possuem um grande número de usuários voltados para o mercado da gastronomia. O Instagram, inclusive, ficou conhecido por ser uma rede social onde as pessoas postavam fotos de comida, o famoso #instafood. Portanto, essas mídias são uma porta de entrada para atrair mais fãs e clientes para os estabelecimentos através do marketing digital. A partir desse princípio, decidimos avaliar a presença digital de 12 hamburguerias* que participaram do POA Burger fest 2017.

Em 12 meses de atividade, as páginas dessas hamburguerias alcançaram juntas, quase meio milhão de interações. Com uma média de 19 postagens por mês em cada página e de 170 interações por postagem, as hamburguerias parecem estar atraindo a atenção dos Porto Alegrenses. Com diferentes graus de engajamento nas hamburguerias avaliadas, algumas ações se destacam nesse meio: uma ação do tipo Promoshare da Mark Hamburgueria somou o total de 6.980 interações** e a postagem do Kombão da Severo Garage ficou com o ‘troféu’ de postagem mais curtida com 3.245 curtidas.

Se diferenciar na gastronomia é essencial, mas não é o que vai fazer o cliente voltar e, o mais importante, não é o que vai atrair novos consumidores. É preciso dar uma experiência completa aos seus clientes, tanto no atendimento na hora da compra quanto no meio digital.

Mas quais são os fatores chave para o sucesso das hamburguerias nas mídias sociais?

Começando pelo mais básico, a página do Facebook das hamburguerias precisa ter alguns elementos primordiais para manter o máximo contato possível com seus clientes em potencial. Dentre eles, estão:

Identidade visual:  imagens de perfil, capa e publicações de qualidade são a porta de entrada da sua página. Mantenha imagens e postagens atraentes para o seu público, afinal, uma fachada legal é o que faz as pessoas entrarem, não é mesmo?

 3 pontos-chave que são porta de entrada para a sua página: Identidade visual (1), avaliações (2) e taxa de resposta e interação com os clientes (3).

3 pontos-chave que são porta de entrada para a sua página: Identidade visual (1), avaliações (2) e taxa de resposta e interação com os clientes (3).

Avaliações: um dos fatores que mais influenciam a tomada de decisão de novos consumidores é a prova social. Gerencie as avaliações que sua página receber e estimule seus clientes para colaborar com novas avaliações.

Taxa de resposta e interação com os clientes: esteja atento à sua caixa de mensagens e às respostas dos clientes nas postagens. Nunca deixe seu público esperando por respostas. O atenda de forma rápida e eficiente. Mesmo que não seja um caso de dúvidas, a página pode interagir positivamente nos comentários fazendo piadas, ou simplesmente demonstrando sua presença online.

Publicações: as postagens da sua página não devem ser feitas apenas uma vez por mês, mas nem 30 vezes ao dia. Assim como uma alta frequência de postagens pode contaminar o feed dos seguidores e impactar no número de interações, a baixa frequência pode causar o esquecimento da sua marca e diminuir o número de fãs na página. Avalie qual frequência é bem aceita pela sua audiência.

 

Horário das postagens: avalie em quais horários suas postagens e as postagens da concorrência tem maior engajamento. Não existe uma ‘hora mundial mágica’, sabemos que os melhores são específicos conforme o público alvo de cada segmento.

Monitore a concorrência: um bom indicativo do que faz sucesso no seu público alvo é monitorar o que dá certo para esse público. Monitorar a concorrência pode trazer insights do que gera mais engajamento e atrai mais fãs para a página. Além disso, o monitoramento indica qual o seu posicionamento digital frente a concorrência e alerta para ações de marketing de sucesso, como promoshares e anúncios.

E aí, curtiu nossas dicas para melhorar a comunicação digital em hamburguerias? Temos um relatório completo da presença digital desses estabelecimentos incluindo os horários e formatos com maior engajamento com o público, quais as postagens mais curtidas e quais as menos curtidas de cada marca, a frequência de postagens entre as marcas, a relevância das marcas no meio digital e muito mais.

*051 Burger, Cocina 640, Compania Tudo sobre Pão, Hamburgueria 1903, Hamburgueria Me Gusta, HAUS, KEV Dutch BBQ, Le Grand Burger, Mark Hamburgueria, Pampa Burger, Santo Graal – Burguer & Beer e Severo Garage.

**interações incluem a soma de todos os comentários, curtidas e compartilhamentosda página.

Te interessou? Fale com a gente e conheça nossas estratégias e métricas para avaliar a sua página e a da concorrência no facebook.

Nome *
Nome
(DDD) + Número de telefone