CASE 3 Corações

2017 - estudo sobre o mercado gaúcho de café

Realizamos um estudo qualitativo sobre o mercado de café no Rio Grande do Sul, especificamente em Porto Alegre. Investigamos fatores de lembrança, associação, preferência, utilização e imagem das principais marcas deste mercados, além de pontos específicos sobre a 3 Corações.

 

PESQUISA QUALITATIVA.png
café 3 corações.jpg

 

DESAFIO

Com este estudo buscamos conhecer a imagem e o posicionamento competitivo da marca 3 Corações e os principais concorrentes junto aos consumidores porto-alegrenses, além de captar hábitos e atitudes em relação ao uso de café, fornecendo aos gestores da marca informações estratégicas para aumentar sua conexão com os consumidores do Rio Grande do Sul e aumentar seu market share.

3 Corações

PROJETO

Conexão entre a 3 Corações e o mercado gaúcho

DATA DE REALIZAÇÃO

2017

SERVIÇOS

Grupos focais e estudo etnográfico


café3corações.png

 

METODOLOGIA

Baseamos nosso método de pesquisa em duas etapas:

Grupos focais para entendermos como os participantes avaliam as marcas em relação à preferência, imagem das marcas e embalagens.

Pesquisa Etnográfica dentro da casa do participante para identificar hábitos, formas de armazenagem, rituais e a relação com o café no cotidiano.

PAG3.png

 

 

4

GRUPOS FOCAIS

PAG4.png

 

 

10

ETNOGRAFIAS

PAG5.png

GRUPOS FOCAIS

Nós realizamos os grupos com 8 pessoas em cada. Com base em um roteiro flexível, os grupos tiveram duração média de 2 horas e ocorreram na sala de espelhos da Segmento Pesquisas em Porto Alegre.

Durante os grupos, simulamos uma gôndola de supermercado para que os participantes pudessem avaliar as marcas em relação à preferência, imagem das marcas e embalagens, trazendo insights para a 3 Corações sobre como atraí-los no ponto de venda.

PESQUISA ETNOGRÁFICA

Já na Pesquisa Etnográfica fomos ao local de moradia do entrevistado e pedimos para que nos preparassem um cafezinho.

Coletamos fotos e filmamos os locais e ambientes que envolvem os hábitos e rituais relacionados à preparação, consumo e armazenamento do café, buscando entender em profundidade a cultura, a linguagem, os símbolos e o comportamento relacionado ao produto.  


PAG6.png

RESULTADOS

Todo o processo que realizamos neste projeto oportunizou que obtivéssemos um conteúdo inspirador sobre este universo tão importante, aromático e saboroso do café. Os insights adquiridos sobre a relação do gaúcho com o café permitiram colaborar para as estratégias da 3 Corações de aumentar a sua conexão com o povo gaúcho, que vê no café uma forma de demonstrar sentimento e acolhimento.

E agora, que tal tomar um cafezinho com a equipe da Segmento? 

PAG7.png

Vamos conversar? Aqui estão os nossos contatos.

SEGMENTO PESQUISAS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

Rua Vieira de Castro, 150/401
Bairro Bom Fim    Porto Alegre    RS
Tel [51] 3330-3433

segmento@segmentopesquisas.com.br