CASE Sport Club Internacional

Um estudo sobre o novo beira-rio e seus sócios

Com a aproximação da Copa do Mundo no Brasil e a construção de arenas e estádios novos, mas vazios, os gestores do clube percebiam a necessidade de entender os sócios e torcedores colorados sobre as expectativas sobre o retorno ao Beira-Rio, as associações com o estádio, suas expectativas, sentimentos, seus hábitos em relação aos jogos, além de captar os preços das mensalidades e outras informações fundamentais para a satisfação com o novo estádio e mantê-lo lotado e com a manutenção das quase 100 mil associações existentes.

Foi nesta direção que a pesquisa foi elaborada: com o objetivo de aproximar os sócios colorados com sua volta ao novo Beira-Rio. E, com isto, captar informações, insights e análises estratégicas para servir como base à criação de diretrizes que impactassem diretamente nos desejos dos sócios e fortalecessem a marca INTERNACIONAL e Beira-Rio junto aos seus sócios-torcedores.


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DESAFIO

Buscar entender a perspectiva do sócio colorado sobre o retorno ao Beira-Rio, no que o torcedor estava confiante e no que estava receoso, mantendo o maior número de sócios e captando novos sócios em potencial, aumentando a receita mensal do clube. 

Foram captadas informações essenciais de imagem, sentimentos, elasticidade de preço das mensalidades, assentos marcados (sistema de check-in e check-out), acessibilidade e conforto, entre outras.



METODOLOGIA

Baseamos nosso método de pesquisa em duas etapas:

Pesquisa QualitativaGrupos focais para entendermos a percepção e sentimento dos sócios quanto às novas mudanças no Beira-Rio e suas expectativas.

 • Pesquisa Quantitativa com opiniões diversas, sendo aplicadas em um questionário estruturado com questões abertas e fechadas e distribuídas entre os diferentes tipos de sócios, de maneira que os resultados representassem o universo de sócios torcedores. 


“O Inter faz parte da família, tá junto, tá na sala, na cozinha, em todo lugar da casa, como se fosse uma pessoa da família.”
 
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O novo Beira-Rio

PROJETO

Perceber o ponto de vista do sócio colorado em relação às diversas mudanças realizadas no estádio.

 

DATA DE REALIZAÇÃO

2013, antes da Copa do Mundo e da reinauguração do Beira-Rio.

 

SERVIÇOS

Grupos focais 

Pesquisa Qualitativa

Pesquisa Quantitativa


 

6

GRUPOS FOCAIS

6 Grupos Focais com Sócios e torcedores Colorados

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800 

ENTREVISTAS

QUESTIONÁRIO APLICADO

Pesquisa de opinião, entrevistas por telefone com amostra proporcional distribuída entre os sócios colorados de diferentes modalidade. 


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GRUPOS FOCAIS

Nós realizamos os grupos com no mínimo 8 a 10 participantes em cada um. 

Com base em um roteiro flexível, os grupos tiveram duração média de 2 horas e ocorreram na sala de espelhos da Segmento Pesquisas em Porto Alegre.

Durante os grupos, foi utilizado um roteiro aberto com livre associação de ideias, para justamente absorvermos a opinião e adquirir profundidade no estudo.


PESQUISA QUANTITATIVA

Já na Pesquisa Quantitativa foram cerca de 800 entrevistas no geral, escolhidos através de sorteio aleatório. Este tamanho amostral garantiu aos resultados gerais um índice de confiança de 95% para um erro estimado em até 3,5% para mais ou para menos.

Os entrevistados foram selecionados com base em um cadastro fornecido pelo Inter, e falamos tanto com o público masculino quanto o feminino, que está cada vez mais presente nos estádios.


É um patrimônio dos colorados, é um patrimônio meu, é como se fosse a minha segunda casa, um lugar onde a gente se sente bem.
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Uma fortaleza, um castelo onde existem guerras. Ali eu me sinto como se fosse um dos guerreiros, ali eu estou abrindo o meu emocional. Me sinto como parte.

Dentro do estádio o sentimento varia, vem do pior para o melhor. Mas, uma energia gigante fica na pessoa.

RESULTADO

A pesquisa proporcionou uma visão do sentimento e expectativas do sócio torcedor colorado, ressaltando a proximidade, acolhimento e a paixão que tem o torcedor com seu próprio estádio.  Além disso, trouxe informações fundamentais para ois gestores adotarem as estratégias de preços de mensalidade, buscando potencializar o número de sócios e a receita do clube.

Eaí, que tal fazer uma pesquisa com teus torcedores ou clientes, e torná-los verdadeiros fãs da sua marca? 

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Vamos conversar? Aqui estão os nossos contatos.

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